Pesquisar

sábado, 8 de janeiro de 2011

COISA BOA!!!

OS segue iniciativa criada em Maringá

Samara Machado


O objetivo do Observatório Social (OS) é acompanhar a gestão pública no que diz respeito à disponibilidade e utilização dos recursos financeiros. “Nós atuamos no acompanhamento de licitações da gestão pública”, define o presidente Ermar Toniolo.  A entidade foi criada em Ponta Grossa em março desse ano e segue a iniciativa de Maringá, cidade pioneira na implementação da iniciativa.


A organização em Maringá se deu a partir da criação do Movimento pela Cidadania Fiscal em 2005, onde as associações de comércio tiveram diversas iniciativas prezando pela qualidade na utilização dos recursos públicos. Esse movimento convergiu para a criação do Observatório, em 2006. A vantagem do OS era fazer uso de uma organização concreta para a educação fiscal, contando com a participação de toda a sociedade.


Atualmente, existem 55 Observatórios em todo Brasil. Em cinco anos de existência, os Observatórios do país, juntos, economizaram mais de R$ 100.000.000,00 do erário público. Segundo o presidente do OS em Ponta Grossa, só este ano, Maringá gerou economia de R$ 12 milhões, apenas com a atuação do Observatório. “O caminho Maringá fez; agora nós estamos abrindo as estradas”, afirma Toniolo.


Para o presidente, o diferencial do OS frente a outras entidades é que não prega apenas o combate à corrupção, já que atua ativamente junto aos responsáveis pela tomada de decisão e autorizadores dos gastos públicos.


Em Ponta Grossa, o Observatório é uma parceria entre a ACIPG, Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (CREA-PR), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Paraná (FACIAP), Ponta Grossa Convention e Visitors Bureau, Rotary Internacional, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Sociedade Rural dos Campos Gerais, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Federal (MPF), Receita Federal, Sindicato do Comércio Varejista de Ponta Grossa (SINDILOJAS), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequena Empresas (SEBRAE), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SESCAP), e Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP).

Nenhum comentário:

Postar um comentário